top of page

EQUIPE

Professores

Camila Penna

IMG_4796_edited.jpg

Professora

Professora Adjunta de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Sociologia (UnB), mestre em Ciência Política (UnB) e bacharel em Relações Internacionais (PUC Minas). Membro permanente dos programas de pós-graduação em Sociologia (PPGS/UFRGS) e em Políticas Públicas (PPGPP/UFRGS). Trabalha com pesquisa nas seguintes áreas: sociologia rural, movimentos sociais, políticas públicas, Estado e teoria social.

Icone 1.png

Marília Luz David

Captura de Tela 2022-04-06 às 11_57_14.webp

Professora

Professora Adjunta do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora e mestre em Sociologia Política e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/UFRGS). Atualmente, compõe a Diretoria da Associação Brasileira dos Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (2021-2023). Além do SOPAS, é integrante do Grupo de Pesquisa Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade (TEMAS/UFRGS) e do Instituto de Pesquisa em Riscos e Sustentabilidade (IRIS/UFSC). Trabalha com pesquisas no campo dos Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias e da Sociologia Ambiental relacionadas à produção e certificação de alimentos, riscos alimentares e controvérsias em saúde e alimentação, governança ambiental e produção de novas tecnologias. 

Maycon Noremberg Schubert

Captura de Tela 2022-04-06 às 11_39_43.webp

Professor

Professor no Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutor em Economia e Empresa pela Universidade de Oviedo (UNIOVI/Espanha). Membro permanente no programa de pós-graduação em Sociologia (PPGS/UFRGS) e membro colaborador do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS). Atua nas seguintes temáticas de pesquisa: Sociologia Rural, Sociologia da Alimentação e Sociologia do Comer; com foco em: ativismos alimentares, tendências na alimentação contemporânea, comer fora de casa e conveniencialização da comida do comer. 

Paulo Niederle

mesas_edited.jpg

Professor

Doutor em Ciências Sociais (CPDA/UFRRJ). Professor dos Programas de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) e Desenvolvimento Rural (PGDR) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (Pq 1D). Atua principalmente nos seguintes temas: instituições e mercados agroalimentares, redes alimentares alternativas, transição para sistemas alimentares ustentáveis e políticas alimentares.

Sergio Schneider

Captura de Tela 2022-04-06 às 12_00_55.webp

Professor

Professor Titular de Sociologia do Desenvolvimento Rural e Estudos Alimentares na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde está vinculado aos Programas de Pós-graduação em Sociologia (PPGS) e Desenvolvimento Rural (PGDR). Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq, PQ1B. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento (GEPAD).

Pesquisadores associados

Arthur Saldanha dos Santos

fa99efd9-8e88-4f4e-b9ee-8a06bf008ed8.webp

Pesquisador

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Sociedade, Ambiente e Território pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em associação com a Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Bacharel em Humanidades pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Participou da Equipe Editorial da Revista Contraponto (Revista Discente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS), de 2019 a 2021. Entre 2020 e 2021 participou do Grupo de Estudos e Pesquisas em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento (GEPAD/UFRGS). Atualmente é membro do Grupo de Pesquisa em Sociologia das Práticas Alimentares (SOPAS/UFRGS). Integra também, o Grupo de Pesquisa em Culturas Alimentares Digitais (Mesa Digital/Unimontes). Desenvolveu trabalhos nas áreas de Juventudes Rurais e Agricultura Familiar. Recentemente tem se interessado pelos estudos de ativismo alimentar, veganismos e ativismo alimentar digital, priorizando reflexões sobre os recortes de raça, classe e gênero nesses eixos.

Icone 1.png

Jeferson Tonin

Captura de Tela 2022-04-06 às 11_57_29.webp

Pesquisador

Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e do Curso de Agronomia do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (IEAA/UFAM). Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal da Fronteira Sul campus Cerro Largo (UFFS/CL), mestre e doutor em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS). Participa ativamente dos seguintes grupos de pesquisa: Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ambiente, Socioeconomia e Agroecologia - NUPEAS/UFAM; Grupos de Estudos em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento - GEPAD/UFRGS. Tem experiência e interesse nas seguintes áreas: extensão rural; desenvolvimento rural; economia rural; planejamento rural e mercados agropecuários

Doutorandas

Kamila Guimarães Schneider

WhatsApp Image 2024-04-04 at 6.10_edited.jpg

Doutoranda

Doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia da alimentação, atuando principalmente nos seguintes temas: relação entre globalização e localidade, saúde, sustentabilidade, tecnologia e novas práticas e discursos alimentares. 

Icone 1.png

Nadine Gerhardt Lermen

WhatsApp Image 2024-04-08 at 20.33.42.jpeg

Doutoranda

Bacharela em Ciências Econômicas e Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é doutoranda em Sociologia pelo PPGS/UFRGS e pesquisa políticas alimentares urbanas e transferência de políticas públicas. Além do Sopas, é integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento (GEPAD/UFRGS).

Ana Beatriz Lopes

Captura de Tela 2022-04-06 às 11_59_47.webp

Doutoranda

Bacharela e Licenciada em Ciências Sociais (UFF), tem Pós-Graduação em Direitos Humanos e Responsabilidade Social (PUC-RS), é Mestra em Sociologia (UFRGS) e, atualmente, é doutoranda em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia na UFRGS. Na sua pesquisa, trabalha com o tema da insegurança alimentar, suas interseccionalidades e seus atravessamentos com violência urbana e doméstica.

Júlia Menin

WhatsApp Image 2024-04-08 at 15.52_edited.jpg

Doutoranda

Bacharela em Ciências Sociais (2018), Mestra (2021) e Doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período de doutorado-sanduíche no CIRAD (Centre de coopération internationale en recherche agronomique pour le développement). Suas principais temáticas de interesse estão relacionadas à sociologia das mudanças climáticas e políticas públicas ambientais. Atualmente pesquisa práticas alimentares e mudança do clima em comunidades ribeirinhas da Amazônia. Assim como, políticas e práticas de adaptação às mudanças climáticas. É também integrante do grupo de pesquisa Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade (TEMAS/UFRGS), do projeto de divulgação científica Conexôes Amazônicas e do Componente Socioambiental do Programa AmazonFACE.

Mestrandas

Luíza Tavares

Captura de Tela 2022-04-06 às 12_01_58.webp

Mestranda

Nutricionista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bacharela em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é mestranda em Sociologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/UFRGS), na dissertação estuda as múltiplas perfomances da obesidade a luz da praxiografia de Annemarie Mol. Além do Sopas, também participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento (GEPAD/UFRGS). Tem interesse em Sociologia da Alimentação, Sociologia da Obesidade, Gordofobia e Estudos do Corpo Gordo.

Icone 1.png

Maiz Bortolomiol Dias

servletrecuperafoto_edited.jpg

Mestranda

Agrônoma pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre/RS, com período sanduíche na Universidad Autónoma Juan Misael Saracho - Tarija/Bolívia. Possui formação diversificada complementar na área de Gestão Ambiental e Manejo de Agroecossistemas. Mestranda no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS). Faz parte da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA) e do Grupo de Pesquisa em Sociologia das Práticas Alimentares (SOPAS/UFRGS). Recentemente tem se interessado pelos temas de justiça e democracia alimentar, direito humano a alimentação e nutrição adequadas, soberania e segurança alimentar e nutricional, povos e comunidades tradicionais, ativismos alimentares, entre outros.

Michel Lara de Oliveira

2d19b3_b8ea70c380124214913b32a38225c75d~mv2_edited.jpg

Mestrando

Psicólogo. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013).  Especialista Binacional em Agroecologia UDELAR -UERGS. Mestrando no PGDR UFRGS membro do SOPAS e do GEPAD. Agricultor familiar Agroecológico com certificação orgânica pela OPAC- litoral Norte e Certificação Agroflorestal - SEMA. Tesoureiro e coordenador de projetos da COOMAFITT. Diretor de Formação, Cultura e Juventude do Sindicato dos Trabalhores Rurais de Três Forquilhas. Durante a graduação em Psicologia foi bolsista PET (Programa de Educação Tutorial), estagiário no Programa Interagir, estagiário na Secretaria municipal de saúde de Porto Alegre e na - FASC Porto Alegre. Foi, durante 3 anos, responsável técnico em um abrigo de refugiados em Grevenbroich, Alemanha e acompanhante terapêutico terceirizado para o conselho tutelar de Grevenbroich e Düsseldorf, Alemanha.

Vitória Giovana Duarte

IMG_8552_edited.jpg

Mestranda

Licenciada em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestranda em Sociologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) na mesma universidade. Na sua dissertação, pesquisa sobre ativismo alimentar periférico no Brasil a partir das abordagens dos Estudos Sociais das Ciências e Tecnologias, sob a orientação da profª Marília Luz David. Interesses de pesquisa incluem: ativismo alimentar; segurança alimentar e nutricional; produção, mercado e rotulagem de alimentos; e sindemia global. Além do Sopas, é membro do grupo de pesquisa Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade (Temas/UFRGS) e integra o Centro de Referência da História LGBTQI+ do Rio Grande do Sul (Close/UFRGS).

Eduarda Paz Trindade

SAVE_20240404_131403_edited.jpg

Mestranda

Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestranda em Sociologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na sua dissertação, pesquisa a formação de uma coalizão autônoma dos povos no Rio Grande do Sul, em que articulam a luta pelo território e por autonomia para além e apesar do Estado. São temas de interesse: movimentos por autonomia; iniciativas coletivas e autogestionadas; disputas territoriais; seletividade racial e política fundiária. Além do Sopas, é membro do Grupo de Pesquisa Associativismo, Contestação e Engajamento (GPACE/UFRGS) e do Grupo de Pesquisa e Extensão Território, Estado, Raça e Reforma Agrária (TERRA/UFRGS).

Liége Disconzi Rodrigues

WhatsApp Image 2024-04-04 at 4.16.58 PM.jpeg

Mestranda

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) na mesma universidade. Na sua dissertação, pesquisa sobre ativismo alimentar vegano no Brasil, a partir das abordagens da Sociologia das Práticas, sob orientação da prof. Maycon Schubert. Interesses de pesquisa incluem: ativismo alimentar; segurança alimentar e nutricional e sindemia global. 

Rodrigo Torres Ortiz

WhatsApp Image 2024-04-05 at 12.36_edite

Mestrando

Graduado em gastronomia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da UFRGS. Estudando e trabalhando no meio gastronômico a mais de 10 anos, em cozinhas de bares e restaurantes. Na sua dissertação, pesquisa sobre a influência dos ancestrais africanos na comida gaúcha, com o objetivo de debater e apresentar as contribuições das gastronomias africanas e afro-brasileira para a identidade da alimentação atual no Rio Grande do Sul, sob a orientação do professor Maycon N. Schubert.

Thielle Vieira Pinho 

WhatsApp Image 2024-04-09 at 11.50_edited.jpg

Mestranda

Agroecóloga Bacharel pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR/UFRGS). Na sua dissertação, pesquisa sobre consumo responsável, agroecologia e ativismo alimentar sob a orientação do prof° Maycon Schubert. Também possui interesse nos temas:  sistemas agroalimentares; mercados; comércio justo; consumo responsável.

Bolsistas de Iniciação Científica

Alanis Esber Reck 

WhatsApp Image 2024-04-07 at 21.37_edited.jpg

Graduanda

Estudante de graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).  Bolsista de Iniciação Científica, pesquisa sobre a conveniencialização da comida e do comer e ativismos alimentares. Faz parte do grupo de pesquisa em Sociologia das Práticas Alimentares (SOPAS). São temas de interesse de pesquisa: Ativismos alimentares, tendências nas práticas alimentares e conveniência do comer.

Icone 1.png

Lucas Huber Rosa

WhatsApp Image 2024-04-09 at 15.30.38.jpeg

Graduanda

Graduando em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sob orientação do professor Paulo André Niederle pesquisa em sua Iniciação Científica sobre a transformação dos Sistemas Agroalimentares e Potenciais Estatais para sua transformação, a partir de inovações teóricas e metodológicas, fortalecimento dos Agricultores Familiares e utilização de Hortas Urbanas. Para além do grupo de pesquisa, estagia na Educação Inclusiva.

Alessandra Lamana Waschburger

WhatsApp Image 2024-04-08 at 10.41_edited.jpg

Graduanda

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É bolsista de Iniciação Científica associada ao projeto “Governança Agroambiental na Cadeia da Soja”, orientada pela professora Marília Luz David. Possui interesse nas temáticas relacionadas a mudanças climáticas, conflitos territoriais, povos e comunidades tradicionais, tecnologia e desenvolvimento rural.

bottom of page