top of page

PUBLICAÇÕES

Buscar
Foto do escritorSOPAS UFRGS

Entre aliados e antagonistas: as transformações no ativismo alimentar na agenda do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) entre 2004 e 2019

Atualizado: 2 de dez. de 2024

Vitória Giovana Duarte


Esta monografia analisa as transformações que ocorreram na agenda de ativismo alimentar do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) entre os anos de 2004 e 2019, e de quais formas essa organização contextualiza a sua realidade e transforma determinadas práticas alimentares em um problema. Para atingir esse objetivo, busco: (1) identificar o eixo organizador da agenda do Idec em relação a práticas alimentares entre os anos de 2004 e 2019; (2) mapear e seguir os diferentes atores com os quais o Instituto forjou alianças ao longo dos anos; (3) analisar como a entidade problematiza o consumo e a qualidade de alimentos ultraprocessados. Desde 1987, quando o Idec foi criado, a alimentação é um dos temas centrais do Instituto. Contudo, as demandas em torno dela, que antes estavam mais voltadas à segurança e qualidade sanitária dos alimentos, passaram a se concentrar nos riscos alimentares ligados à produção industrial, em especial ao desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT).


O trabalho de campo foi realizado entre agosto e novembro de 2022 e consistiu em mapeamento e análise de documentos escritos produzidos pelo Idec, entrevistas semiestruturadas com funcionárias e ex-funcionárias da organização e participação em eventos promovidos pelo Idec na cidade de São Paulo. Os dados foram tratados com o auxílio do software NVivo, por meio da codificação por “nós”. O referencial teórico articula as perspectivas dos enquadramentos interpretativos e da Teoria Ator-Rede, além da literatura sobre sistema alimentar e ativismo alimentar no Brasil. Esse trabalho espera contribuir com os estudos sobre grupos brasileiros que se organizam em torno das práticas alimentares e expandir a linha de pesquisa em ativismo alimentar.


Por fim, concluo que as transformações na agenda de ativismo alimentar do Idec aconteceram devido às constantes associações da entidade com outras organizações e às mobilizações de mediadores que ajudaram o Instituto a moldar a sua realidade social, identificando aliados, antagonistas, problemas e soluções para as questões vinculadas à alimentação no Brasil.


Acesse aqui o texto completo.





0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page