top of page

PUBLICAÇÕES

Buscar

As carnes sintéticas como ferramentas de mudanças ou continuidade?

Elcio Costa do Nascimento


A produção em larga escala de proteína animal é um dos principais alvos das críticas à insustentabilidade da agropecuária moderna.


As carnes sintéticas têm sido apresentadas como uma nova panaceia científica, capaz de responder não apenas à crítica ambiental ao sistema agroalimentar, mas também aos movimentos que questionam o consumo de carne em função de sua associação a epidemias de saúde pública e às questões de bem-estar animal.


Os vultosos investimentos de grandes conglomerados financeiros neste tipo de produto corroboram entendimentos de que as carnes sintéticas já são uma realidade que impacta a dinâmica dos sistemas alimentares.


Mesmo assim, o futuro das carnes sintéticas ainda é incerto e depende não apenas de recursos financeiros que viabilizem sua produção em larga escala e com baixos custos, mas também das lutas narrativas acerca dos seus potenciais impactos ambientais, econômicos, sociais e culturais.


Tais lutas questionam os principais benefícios associados à substituição do consumo de carne convencional pela carne sintética, principalmente em relação aos reais impactos ambientais e na saúde do consumidor.


Acesse aqui o texto completo.


Carnes Sintéticas Elcio 2023
.pdf
Fazer download de PDF • 3.30MB


43 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page